Casa bizarra na Holanda tem paredes tortas e desafia a lei da gravidade. Veja imagens
A Holanda teve papel importante no desenvolvimento da arquitetura modernista do século 20, especialmente com a “Escola de Amsterdam”, da qual saíram arquitetos como Piet Kramer e Michel de Klerk, que priorizavam linhas simples, retas e minimalistas – que pautaram boa parte das construções do país nas últimas décadas.
O pós-modernismo arquitetônico, que teve início nos anos 80, deu mais ousadia ao modelo anterior. Apesar dos desenhos continuarem relativamente simples, eles parecem desafiar a lei da gravidade, com paredes em ângulos não-retos, portas diagonais à linha do chão e etc.
Um bom exemplo desse novo design é a Casa Sodae, assinada pelo escritório de arquitetura holandês VMX. Ela fica próxima a Amsterdam, tem 500 metros quadrados de área útil e foi inspirada no desenho obtuso que um avião faz ao decolar do solo. No térreo, ficam os quartos e banheiros, todos com janelões de vidro “tortos”, que dão a impressão de que irão despencar a qualquer momento. No andar de cima estão a cozinha e a sala de estar, em ambientes integrados com estrutura em concreto e vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário