Lâmpadas Incandescentes
São as lâmpadas mais antigas, que todos nós já tivemos ou ainda temos em nossas casas. Por serem de baixa eficiência (gastam muita energia para produzir muito calor e pouca luz - apenas 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, o restante é transformado em calor), estão sendo substituídas pelas Lâmpadas Fluorescentes.
Uso: Em residências e espaços comerciais – para iluminação geral (em pendentes, plafons, lustres), iluminação decorativa ou de efeito (abajures, arandelas, luminárias de piso). Os modelos de lâmpadas espelhadas são para o uso em spots, para que a luz não seja desperdiçada, mas sim focada. Também estão presentes na iluminação interna de fogões e geladeiras;
- Características: Luz Amarelada - aconchegante, ótima reprodução de cores, emitem calor;
Exemplos de lâmpadas incandescentes: Bulbo transparente | Bulbo leitoso para iluminação não ofuscante | Lâmpada vela | Lâmpada incandescente para fogão. Compare modelos e preços:Lâmpadas Incandescentes - Buscapé.
Lâmpadas Halógenas
Também são consideradas lâmpadas incandescentes, mas por possuirem halogêneo (bromo ou iodo) em sua constituição, são chamadas de lâmpadas halógenas. Elas são divididas em 2 grupos: para serem utilizadas em tensão de rede 110v ou 220v – consideradas de baixa eficiência, mas superiores às lâmpadas incandescentes comuns; e para serem utilizadas em redes de baixa tensão – 12v (obrigatório o uso de transformador), apresentando alta eficiência.
Lâmpadas do primeiro grupo – tensão de rede 110v ou 220v
- Halógena Palito ou Lapiseira
- Halógena haloPAR (20,30 e 38)
- Halógena Halopin
- Halógena Bipino
Lâmpadas do segundo grupo – baixa tensão de rede (12v)
- Halógena Dicróica e Mini Dicróica
- Halógena PAR 16 ou Gz 10
- Halógena AR (48, 70 e 111)
Uso: Para destacar objetos ou uma determinada área, pois apresentam alto controle do facho de luz. Indicadas para residências e comércios, podem ser utilizadas em pendentes, lustres e em spots embutidos. Alguns modelos estão disponíveis em diferentes cores.
- Características: Luz amarelada, ótima reprodução de cores, emitem calor, possuem durabilidade maior que as demais incandescentes;
- Quer saber mais? Leia: Lâmpadas Halógenas - dicas e fotos
Lâmpadas Halógenas: PAR20, com filtro transparente, vermelho e verde respectivamente.Compare preços e modelos: Lâmpadas PAR 20 - Buscapé
Exemplos de Lâmpadas Halógenas: Mini-dicróica | Lâmpada dicróica bi-pino | Dicróica base E27 | Lâmpada dicróica. Compare preços e modelos: Lâmpadas Dicróicas - Buscapé
Lâmpadas Fluorescentes
Hoje em dia são as mais conhecidas e indicadas para o uso residencial e comercial, pois apresentam alta eficiência e baixo consumo de energia.
São comercializados 3 modelos:
- Tubular: as mais comuns e mais antigas das fluorescentes, é necessário o uso de reatores eletrônicos externos;
- Compacta eletrônica: seu acendimento é automático devido ao reator que já faz parte da lâmpada;
- Compacta não integrada: não apresenta o reator acoplado à lâmpada.
Uso: Substituem as lâmpadas incandescentes e podem ser utilizadas na iluminação geral de residências e comércios (em pendentes, plafons, lustres), iluminação decorativa ou de efeito (abajures, arandelas, luminárias de piso).
- Características: há lâmpadas fluorescentes com diferentes cores de luz (branca, azulada, amarelada, ...), não emite calor, reprodução de cor aproximadamente 85% (Saiba Mais:Luminotécnica);
Os fabricantes têm investido bastante nas lâmpadas fluorescentes: existem diversas cores e até mesmo a luz negra, tanto nos modelos compactos como nos tubulares.
A maioria das pessoas conhece as lâmpadas fluorescentes de cor branca ou azulada, mas também podemos encontrar modelos com temperaturas de cor baixa, que apresentam cor amarelada, semelhante à luz da lâmpada incandescente comum.
A maioria das pessoas conhece as lâmpadas fluorescentes de cor branca ou azulada, mas também podemos encontrar modelos com temperaturas de cor baixa, que apresentam cor amarelada, semelhante à luz da lâmpada incandescente comum.
Exemplos de lâmpadas fluorescentes: Lâmpada fluorescente eletrônica circular | Lâmpada fluorescente tubular | Lâmpada fluorescente compacta negra. Compare preços e modelos:Lâmpadas Fluorescentes - Buscapé
Lâmpadas Fluorescentes Compactas Espiral: várias cores. Compare modelos e preços:Lâmpadas Fluorescentes - Submarino
Lâmpadas de Descarga (HID)
Uma descarga (de alta pressão) elétrica entre os eletrodos leva os componentes internos (gases sódio, xenon, mercúrio – cada modelo de lâmpada de descarga apresenta um tipo de gás) do tubo de descarga a produzirem luz. Este tipo de lâmpada leva de 2 a 15 minutos para acender por completo e necessitam de reatores eletrônicos para sua ignição (acionamento) e operação (manter-se ligada).
Possui baixo consumo de energia e a luz produzida é extremamente brilhante, possibilitando a iluminação de grandes áreas, além de serem compactas – lâmpadas relativamente pequenas.
Há 4 modelos de lâmpadas de descarga:
- Multivapores Metálicos
- Vapor de Sódio
- Vapor de Mercúrio
- Lâmpadas Mistas
Uso: São utilizadas principalmente na iluminação interna de grandes lojas, galpões, fábricas, em vitrines e na iluminação de áreas externas (postes de ruas).
- Características: há lâmpadas de descarga com diferentes qualidades de reprodução de cores e durabilidade variável, alguns modelos emitem menos calor que as halógenas;
Lâmpada de Vapor de Sódio Ovóide | Lâmpada de Vapor Metálico Tubular. Compare preços e modelos: Lâmpadas de Descarga - Buscapé
LED´s - Lighting Emitted Diodes
Consideradas as lâmpadas mais modernas – produto de última tecnologia. Convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de pequenos chips. É um produto ecologicamente correto, pois seu consumo de energia é muito baixo e apresenta uma vida extremamente longa; utilizam baixa tensão de rede (10v ou 24v), logo necessitam de transformadores para converterem a energia. Devido a alta eficiência e ao baixo consumo estão substituindo as lâmpadas fluorescentes no uso residencial.
Uso: Iluminação de destaque em ambientes residenciais e comerciais. Podem ser utilizadasem spots (sobre bancadas, objetos decorativos), arandelas (criar efeitos na parede),balizadores (iluminação de corredores e escadas) e na iluminação de fachadas.
- Características: possui baixíssimo consumo de energia e vida útil muito grande, há lâmpadas de diferentes tonalidades de cores e não emitem calor;
Led Dicróica | Led PAR30 | Led Dicróicas coloridas verde e amarelo. Compare preços e modelos: Lâmpadas Led - Buscapé
Fibra Óptica
É um filamento de vidro ou de elementos poliméricos utilizado para transmitir a luz. Isto é, ao lançar um feixe de luz em uma das extremidades do filamento de fibra, esta parte de luz percorre toda a fibra por meio de reflexões sucessivas até “sair” pela outra extremidade, isto em uma velocidade altíssima.
É necessária apenas uma fonte geradora de luz para que esta possa percorrer o(s) cabo(s) de fibra óptica e assim iluminar vários outros pontos. Por isto, a iluminação com fibra óptica é considerada econômica, de baixa manutenção e segura - os filamentos transmitem a luz e não a energia elétrica.
Modelos
- Filamentos: 0,5 a 1,5 milímetros.
- Cabos: de 8 a 17 milímetros (com luz pontual e lateral).
Alguns efeitos
- Céu estrelado
- Chão de estrelas
- Cortina de luz
Teto com efeito de céu estrelado através do uso de fibra ótica. Casa Cor 2009 Dormitório do Bebê. Fonte: DC Arquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário