domingo, 4 de março de 2012

CONHEÇA UM POUCO DOS PISOS FRIOS




1 - Quando optar por pisos frios em ambientes internos (salas, quartos, halls, etc)?

- Em cidades com o clima do Rio todos os ambientes podem utilizar o piso frio – do hall aos quartos.


Em apartamentos pequenos ou flats, a mesma  especificação em toda a área é bem-vinda


Em banheiros de área reduzida, cerâmicas de 10x10 cm, pastilhas (e a mistura delas) ou ainda retangulares estreitas com aspecto “retrô” são um charme 

Uma solução interessante é o uso de filetes de mármore - compre o “refugo” mais barato, corte e misture. Esta também é boa opção para as cozinhas.


Peças de granito de diferentes formatos (em tonalidades escuras) incrustadas em placas maiores podem formar um desenho original.

2 - Quais os cuidados que devem ser tomados?

- Cerâmicas (20x20cm, 30x30cm) e alguns porcelanatos (45x45cm, 45x60cm, rústicos ou brilhantes) podem ser utilizados em placas menores,proporcionais ao tamanho e aparência do cômodo.
- Pedras nobres como mármores e granitos ou seus equivalentes compostos (limestone, silestone) ficam bem em placas grandes (50x50cm ou 60x60cm os naturais, até 100x100cm os compostos) em ambientes mais ricos.

Se possível, dimensione as peças para não haver corte e compatibilize o restante do projeto por essas medidas.

Em alguns casos, os novos porcelanatos (até 120 x 180 cm) ficam muito bem em compartimentos com dimensões inversamente proporcionais às suas dimensões - lavabos, por exemplo.


O solarium é um caso a parte, pois mesmo sendo rústico fica elegante em maiores dimensões. Mas MUITO cuidado na colocação e manutenção, pois mancha facilmente, ao contrário dos outros materiais.

- Os revestimentos brancos ou off-white como pedras S.Tomé tipo quartzitodevem ser assentados com cimento branco para não escurecerem com o tempo. Resinas também devem ser aplicadas sobre eles, com exceção das áreas molhadas, como piscinas externas. A combinação dos dois acabamentos se integra bem numa cobertura.

3 - Como harmonizar pisos frios com outros elementos da decoração?

Tapetes
- Gosto de colocar pequenas passadeiras ao lado da cama quando o quarto do casal possui piso frio, para a hora de levantar.



Um quadriculado (30x30cm) em dois tons de mármore ou cerâmica substitui o tapete


Não recomendo utilizar tapetes na Sala de Jantar ou em qualquer área de refeições

Já no living algumas vezes é importante para “amarrar” os diversos setores, sempre em harmonia com a grandeza do piso: tapetes persas sobre pisos nobres; com outros pisos conjugue nylon com desenhos geométricos ligeiros, artesanais mesclados com fibras ou placas de couro. Todos eles aquecem o ambiente.


Mesas de centro com tampo de madeira não requerem um tapete sob elas, mas em vidro pode ser necessário
Móveis:
- Como o piso frio nos remete à ambientes arejados e ensolarados, o mobiliário não pode ter aspecto "pesado" ou tecidos muito encorpados.
- Sofás e poltronas, de preferência "soltos" do chão com pequeninos pés.
Se o revestimento for escuro, como ardósia, quase sempre um tapete claro sobreposto "levanta" os móveis e ambientes.


Se o revestimento for escuro, como a ardósia, quase sempre um tapete claro sobreposto “levanta” os móveis e ambientes.

4 - Quais os cuidados ao escolher pisos com motivos trabalhados?
- Não costumo utilizar pisos decorados, justamente por "prenderem" muito o ambiente e como acho que pisos são revestimentos definitivos, deveriam ser os mais neutros possíveis, para compor diversas decorações.
-Ladrilhos hidráulicos estampados (em toda a superfície, apenas salpicados ou como "tabeira") podem ficar bastante simpáticos em lavabos, pequenas cozinhas ou jardins de inverno - neste caso os móveis de junco cairão como uma luva. Aliás, os modernos ladrilhos hidráulicos (20x20cm) em tons lisos são puro charme!
5- O que evitar?
Evitaria cerâmicas estampadas ou mesmo imitando mármore e madeira - mas podem ser apenas texturizadas, com um ligeiro relevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário