Os
vidros voltaram a dominar o mercado, porém, com sua sofisticada tecnologia e
resistência, padrões originais surpreendem, aumentando seu leque de utilizações:
além das funções conhecidas, SIMBOLISMO e MARKETING são as novas
metas.
SIMBOLISMO
Crenças
No Japão, os arquitetos gostam de criar a ilusão de que seu edifício está “envolto” (tsutsumu) ou “atado” (musubu), o que, segundo suas crenças, significa demarcar um espaço como especial ou sagrado.
SIMBOLISMO
Crenças
No Japão, os arquitetos gostam de criar a ilusão de que seu edifício está “envolto” (tsutsumu) ou “atado” (musubu), o que, segundo suas crenças, significa demarcar um espaço como especial ou sagrado.

PRADA,
Tóquio, Herzog e de Meuron
Não há
dúvida que a nova PRADA em Tóquio (Omotesando) antecipa o futuro. Os badalados
arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron presentearam a cidade com um
edifício emblemático, destacando-se do comum neste país e seus pequenos espaços
públicos. A edificação é “amarrada” com cordas de aço, que formam uma trama
quadrangular de vidros planos, côncavos e convexos nas empenas, onde nenhuma
face é do mesmo tamanho.
Preservação
O Estilo Internacional com suas fachadas integrais de vidro ditou a moda da Arquitetura na década de 20. O alemão Mies Van der Rohe era ícone, assim como a Cidade de Chicago seu melhor exemplo nos Estados Unidos.
Hoje Berlim tornou-se uma das cidades mais sofisticadas do mundo, símbolo da arquitetura contemporânea - com competência e a criatividade de centenas de arquitetos de vários países, que conseguiram criar, apesar de suas diferenças, um conjunto de edificações coerentes.
Preservação
O Estilo Internacional com suas fachadas integrais de vidro ditou a moda da Arquitetura na década de 20. O alemão Mies Van der Rohe era ícone, assim como a Cidade de Chicago seu melhor exemplo nos Estados Unidos.
Hoje Berlim tornou-se uma das cidades mais sofisticadas do mundo, símbolo da arquitetura contemporânea - com competência e a criatividade de centenas de arquitetos de vários países, que conseguiram criar, apesar de suas diferenças, um conjunto de edificações coerentes.

EMBAIXADA DA FRANÇA (fundos,
Berlim, Christian de Portzamparc)
Para
conseguir tal unidade, partiu-se do princípio que deveriam preservar o existente
- as fachadas, ou apenas partes delas. A solução foi protegê-las por uma pele de
vidro, sem mecanismo de abertura, dando a sensação de preservação, mas ao mesmo
tempo de medo. Medo talvez daquele passado, ou talvez do novo mundo que está por
vir. Esta é a verdadeira cara de Berlim hoje: um muro transparente que separa o
passado do futuro.
Religiosidade
Numa época em que as tradições desapareceram, torna-se um problema a criação de uma arquitetura religiosa convincente. Alguns arquitetos, como o japonês Tadao Ando (Igreja da Luz, Templo e Igreja na Água), encontraram soluções que respeitam os requisitos litúrgicos.
Mas com a utilização do quesito “vidros”, o projeto mais emblemático hoje é o da Igreja Herz Jesu em Munique, de Allman Sattler Wappner.
Religiosidade
Numa época em que as tradições desapareceram, torna-se um problema a criação de uma arquitetura religiosa convincente. Alguns arquitetos, como o japonês Tadao Ando (Igreja da Luz, Templo e Igreja na Água), encontraram soluções que respeitam os requisitos litúrgicos.
Mas com a utilização do quesito “vidros”, o projeto mais emblemático hoje é o da Igreja Herz Jesu em Munique, de Allman Sattler Wappner.

IGREJA HERZ JESU,
Munique, Allman Sattler Wappner
A luz, freqüentemente presente como elemento simbólico nas
igrejas, desempenha aqui um papel central, proporcionando efeitos diferenciados
de dia e à noite.
Ela apresenta todas as características do Estilo Internacional, com uma importante diferença: é AZUL!
MARKETING
Cor
Apesar do vidro incolor ainda ser de extrema beleza e relevância (principalmente como elemento de preservação das fachadas), o impacto causado pela cor está sendo utilizado como elemento diferencial de marketing.
O edifício de carros Audi na Oyamadai de Tóquio - projeto de Andrew Doré - chama atenção pela sua fachada destorcida e assimétrica em vidros azuis. Se a imagem que desejaram transmitir ao futuro cliente era a de alta tecnologia e design arrojado, acertaram na mosca (azul)!
Ela apresenta todas as características do Estilo Internacional, com uma importante diferença: é AZUL!
MARKETING
Cor
Apesar do vidro incolor ainda ser de extrema beleza e relevância (principalmente como elemento de preservação das fachadas), o impacto causado pela cor está sendo utilizado como elemento diferencial de marketing.
O edifício de carros Audi na Oyamadai de Tóquio - projeto de Andrew Doré - chama atenção pela sua fachada destorcida e assimétrica em vidros azuis. Se a imagem que desejaram transmitir ao futuro cliente era a de alta tecnologia e design arrojado, acertaram na mosca (azul)!

AUDI,
Tóquio, Andrew Doré
TermoformataçãoO
arquiteto Norman Foster tem “abusado” de formas amorfas em suas criações
londrinas, pois a termoformatação nos vidros também ampliou seu espectro de
aplicações e efeitos.
A tática de Rei Kawakubo, idealizadora da COMME DES GARÇONS é se associar a arquitetos locais, que conheçam melhor sua cidade.
Criativo, Takao Kawasaki surpreende com sua fachada de cristal ondulado e manchas azuis em Tóquio (Omotesando).
A tática de Rei Kawakubo, idealizadora da COMME DES GARÇONS é se associar a arquitetos locais, que conheçam melhor sua cidade.
Criativo, Takao Kawasaki surpreende com sua fachada de cristal ondulado e manchas azuis em Tóquio (Omotesando).

COMME DES GARÇONS, Tóquio, Takao Kawasaki
Logomarca
Quanto ao uso da fachada como pele de invólucro comercial, a cidade oferece outro bom exemplo: a colossal firma LOUIS VUITTON, que possui 300 estabelecimentos espalhados por 50 países. Para a unidade de Roppongi Hills, Jun Aoki projetou uma parede dupla de vidro inserida com 28.000 tubos de cristal (10 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento) que captam as luzes e cores e as modificam sutilmente através da refração.

Justo o que procurava sobre vidro bh
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