Vou começar pelo conceito do produto. Porcelanato é um revestimento cerâmico, obtido através de matéria prima selecionada e submetida a um tratamento térmico superior a 1.200ºC . Esse processo resulta num produto com baixíssima absorção de água, menor que 0,5%. Só para fazermos uma comparação, o azulejo, em geral, tem uma absorção de água de 10%! Consiste em um corpo homogêneo, denso e vitrificado. Destaca-se pela alta resistência à abrasão e durabilidade além de manter ascores uniformes.
Mancha?
O porcelanato polido e o acetinado, possuem a superfície plana e porosa, devido a ação do polimento. Nestes casos ele está naturalmente sujeito à aderência de algum tipo de sujeira, assim como ocorre com as pedras naturais, que possuem características semelhantes (superfície plana e porosa). A durabilidade e conservação vai depender de uma limpeza adequada e do cuidado com o manuseio de produtos que, eventualmente, possam causar manchas, como no caso dos ácidos.

Risca?
Não raro vejo pessoas preocupadas em saber o PEI do revestimento (Resistência a Abrasão Superficial), mas tem outro fator que merece atenção nesse caso, que é a Resistência ao Risco (MOHS). O PEI tem a escala de 0 a 5, onde 0 o revestimento é indicado apenas em parede e 5 para altíssimo trafego. A Resistência ao Risco, indica a dureza do revestimento cerâmico. A escala varia de 1 a 10, onde 1 seria a dureza do talco e 10 a dureza do diamante. Para exemplificar, a areia é composta basicamente por quartzo e sua dureza está na escala 7, portanto na sua presença é desaconselhável o uso de revestimentos com MOHS inferior a 7.

Se você escolheu utilizar o porcelanato brilhante, aqui algumas dicas para evitar os riscos:
• O ideal seria iniciar o assentamento do produto após realizados os trabalhos demais trabalhos como pintura, assentamento de azulejo, elétrica, hidráulica e colocação de gesso. Caso isso não seja possível, procure proteger a área com papelão e cobrir com plástico (lona preta), para evitar o contato direto com sujeiras abrasivas durante os trabalhos e na ocupação do imóvel.
• Na ocupação e para evitar o contato direto de móveis, proteja os pés dos móveis com carpetes, e nas entradas do imóvel disponibilize um capacho.
• Na manutenção do dia-a-dia utilize somente produtos de limpeza doméstica, isentos de ácidos em sua composição.
• Existem no mercado ceras especiais para produtos brilhantes, que aplicados sobre o piso irão formar uma camada protetora na superfície, evitando o contato direto com areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário